quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Terceira Fase do Modernismo (1945 até 1960)

Surgiu com o final da Segunda Guerra Mundial e da Dita
Voltou-se, na poesia, a buscar formas estéticas, ao estilo do Parnasiansmo.
Nesta terceira fase, a prosa dá seqüência às três tendências observadas na Segunda Fase - Prosa Urbana, Prosa Intimista e Prosa Regionalista, com uma certa renovação formal. Temos a permanência de alguns poetas da Segunda Fase, os quais se encontram em constante renovação e também, a criação de uma grupo de escritores, que buscam uma poesia mais equilibrada e séria.
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Autores Principais:
Guimarões Rosa - Mineiro, formou-se em Medicina e clinicou pelo interior.

A obra de Guimarões Rosa é extremamente inovadora e original. Seu livro, Sagarana , vem colocar uma espécie de marco divisor na literatura moderna do Brasil.


Obras
: Sagarana (1946), Corpo de Baile , Grande Sertão: Veredas (1956), Primeiras Estórias (1962), Tutaméia - Terceiras Estórias (1967): Estas Estórias (1969), Ave, Palavra (1970).

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Clarice Lispector
Ucraniana, veio com meses para o Brasil. Tem por formação Direito. Em 1944 forma-se e publica o livro que escreveu durante o curso, Perto do Coração Selvagem.

Principal nome da poesia intimista da moderna literatura brasileira, questionamento do ser, “estar-no-mundo”, a pesquisa do ser humano, resultando no romance introspectivo.

Características de sua producão literária:

-> Sondagem dos mecanismos mais profundos da mente humana;

-> Técnica “impressionista” de apreensão dessa realidade interior;

-> Ruptura com a seqüência linear da narrativa;

-> Predomínio do tempo psicológico;

-> Características físicas das personagens diluem-se: muitas nem nome apresentam;

-> As ações passam a ter importância secundária, servindo principalmente como ilustração de características psicológicas das personagens (introspecção psicológica);

-> Introdução da técnica do fluxo da consciência - quebra os limites espaço-temporais e o conceito de verossimilhança, fundindo presente e passado, realidade e desejo na mente dos personagens, cruzando vários eixos e planos narrativos sem ordem ou lógica aparente;

-> Presença da epifania (“revelação”);

-> Suas principais personagens são mulheres, mas não se limitam ao espaço do ambiente familiar, Clarice visa a atingir valores essenciais humanos e universais tais como a falsidade das relações humanas, o jogo das aparências, o esvaziamento do mundo familiar, as carências afetivas e as inseguranças delas decorrentes, a alienação, a condição da mulher, a coexistência dos contrastes, das ambigüidades, das contradições do ser, num processo meio “barroco”;

-> Fusão de prosa e poesia;

-> Uso de metalinguagem - “Algumas pessoas cosem para fora; eu coso para dentro”;

Obras:

Romances : Perto do Coração Selvagem (1944); O Lustre (1946); A Cidade Sitiada (1949); A Maçã no Escuro (1961); A Paixão segundo G. H. (1964); Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres (1969); Água Viva (1973); A Hora da Estrela (1977);

Contos : Alguns Contos (1952); Laços de Família (1960); A Legião Estrangeira (1964); Felicidade Clandestina (1971), Imitação da Rosa (1973), A Via - Crucis do Corpo (1974); A Bela e a Fera (1979);

Entrevista: De Corpo Inteiro;

Literatura infantil: Mistério do Coelhinho Pensante (1967); A Mulher que Matou os Peixes (1969); A Vida Íntima de Laura (1974), Quase de Verdade.

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